Notícias

Principais Notícias

Tratamento Cirúrgico para Defeitos Cardíacos Congênitos em Pacientes com Síndrome de Down

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é a condição clínica que acomete aproximadamente 50% dos indivíduos com algum tipo de cardiopatia congênita (CC), sendo defeito do septo atrioventricular (DSAV) a mais prevalente.

Nossa equipe fez um estudo que teve como objetivo analisar os resultados do tratamento cirúrgico em pacientes com cardiopatias congênitas portadores de síndrome de Down de acordo com o banco de dados International Quality Improvement Collaborative for Congenital Heart Disease (IQIC).

Foram analisados os dados de 139 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico entre 01 de julho de 2010 a 31 de dezembro de 2017 e identificadas as principais CC, procedimentos cirúrgicos, as categorias de risco cirúrgico de acordo com a Risk Adjustment for Congenital Heart Surgery (RACHS–1), dados de circulação extracorpórea, complicações pós-operatórias, tempo de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mortalidade.

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra publicado na BJCVS (Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery).

 

Voltar para notícias
Esse site utiliza cookies

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários. Ao utilizar nosso site você aceita nossa política interna.